ARQUITETURA E URBANISMO

ESPECIALIZAÇÃO EM RESTAURO DO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO E URBANÍSTICO

​INFORMAÇÕES GERAIS

  • Aula inaugural - aberta ao público

  • Aulas síncronas com experts nas áreas

  • Corpo docente composto de professores/pesquisadores com experiência profissional e acadêmica

  • Acesso a Biblioteca Virtual da Faculdade Luciano Feijão (com mais de 8 mil títulos disponíveis)

  • 12 meses de aulas (2 finais de semana por mês, exceto quando houver visitas in loco)

  • Trabalho final feito ao longo do curso

  • Viagem de estudos (opcional)* custos não inclusos

  • Descontos na mensalidade para Egressos e Profissionais de Prefeituras e Organizações parceiras da FLF.

APRESENTAÇÃO DO CURSO

A pós-graduação (Lato sensu) em RESTAURO DO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO E URBANÍSTICO, ofertada pela Faculdade Luciano Feijão, busca preparar profissionais da arquitetura e urbanismo e engenharia civil com o mais alto nível de qualidade e conhecimento para atuar no mercado de trabalho. O objetivo do curso é capacitar profissionais que busquem o aprofundamento no Restauro do Patrimônio, área que carece de profissionais capacitados para trabalhar no mercado e muito importante para manter viva a memória de nossas cidades. ​

 

01/

CERTIFICAÇÃO

Pós-graduação (lato sensu) - Especialização em Restauro do Patrimônio Arquitetônico e Urbanístico certificado pela Faculdade Luciano Feijão.

03/

PÚBLICO-ALVO

Este curso destina-se aos profissionais com curso superior que apresentam interesse sobre a pesquisa e a prática da preservação e proteção do chamado patrimônio ambiental urbano. Está voltado principalmente para arquitetos, engenheiros, historiadores, artistas plásticos, advogados, turismólogos, administradores, geógrafos e educadores. Poderá ser admitido o ingresso de alunos portadores de diploma de graduação de cursos tecnológicos

02/

CARGA HORÁRIA

360H

04/

INFORMAÇÕES

PROFESSORES

 

MATRIZ CURRICULAR

1. Conceitos básicos sobre o patrimônio cultural
Ementa:  Estudo sobre as teorias e conceitos que norteiam a problemática do reconhecimento, classificação, valoração, proteção, preservação e conservação dos bens culturais. Caracterização dos objetos constituidores do patrimônio histórico e cultural.

Carga horária: 30h

Docente:  Leila Diegoli, Cassia Magaldi, Gino Caldatto e Ana Paula Bezerra.
2. História da arquitetura e urbanismo tradicionais brasileiros
Ementa:  Apresenta um panorama sobre as principais produções arquitetônicas e urbanísticas, desde o período colonial até o período republicano.
 

Carga horária:  30h
 

Docente: Cassia Magaldi e Ney Caldatto.
3. Legislação de salvaguarda do patrimônio
Ementa: Estudo de instrumentos legais de proteção do patrimônio cultural no Brasil. Investigação sobre a legislação que rege o tombamento, em seus diversos âmbitos, bem como sobre outros instrumentos legais de proteção e incentivo à preservação do patrimônio arquitetônico e urbanístico.

Carga horária:  25h
 

Docente:  Leila Diegoli e Ney Caldatto.
4. Métodos e técnicas de Pesquisa
Ementa:  Estudo dos procedimentos metodológicos de pesquisa objetivando a elaboração de trabalhos científicos de um modo geral e especificamente do Trabalho de Curso na área de arquitetura e urbanismo
 

Carga horária:  10h
 

Docente:  Gino Caldatto.
5. Sistemas construtivos da arquitetura brasileira
Ementa:  Reconhecimento das técnicas tradicionais utilizadas na construção da arquitetura tradicional praticada no Brasil.
 

Carga horária:  25h
 

Docente: Cassia Magaldi, Ney Caldatto e Gino Caldatto.
6. Programas de proteção e valorização do patrimônio
Ementa:  A questão da inserção da arquitetura contemporânea e a proteção de edifícios, conjuntos urbanos e outros elementos que caracterizam a paisagem urbana, sob o aspecto do planejamento das cidades. Planos urbanísticos de requalificação de centros históricos.
 

Carga horária:  30h
 

Docente: Ney Caldatto e Marcely Portela.
7. Pesquisa histórica e análise de acervos
Ementa:  Reflexão sobre os caminhos e procedimentos da construção do conhecimento histórico e da produção da memória social. Oferece elementos para a análise e interpretação de fontes históricas, estruturadas em diferentes linguagens, de modo a compreendê-las como suporte de experiências sociais e interesses determinados.

Carga horária:  25h
 

Docente:  Gino Caldatto e Cassia Magaldi.
8. Metodologia de inventário do patrimônio ambiental urbano
Ementa:  Orientação de trabalhos práticos de inventários de bens constituidores do patrimônio ambiental urbano, sistemas de reconhecimento do patrimônio cultural, bem como apresentação de métodos científicos para documentação e elaboração de propostas e projetos de proteção do patrimônio arquitetônico e urbanístico.
 

Carga horária:  35h
 

Docente: Leila Diegoli e Gino Caldatto.
9. Teoria e história do restauro
Ementa:  História do restauro de edifícios e centros históricos. Reflexão sobre as teorias que nortearam as principais realizações nos séculos XIX e XX.
 
Carga horária:  30h
 

Docente:  Cassia Magaldi.
10.  Patologia das construções
Ementa:  esta disciplina visa investigar os principais problemas que envolvem a conservação e estabilidade dos sistemas e elementos construtivos da arquitetura tradicional brasileira.
 

Carga horária:  25h
 

Docente: Gino Caldatto e Cassia Magaldi.
11.  Metodologia de projetos de restauro II
Ementa:  Métodos de projetos arquitetônicos e urbanísticos de restauro. Linguagem gráfica de projetos de restauro; organização de cadastros de levantamentos, memorial descritivo de serviços e materiais; orçamento para obras de restauro e conservação.
 

Carga horária:  35h
 

Docente:  Leila Diegoli e Cassia Magaldi.
12.  Tecnologia da restauração
Ementa:  Questões técnicas e científicas sobre a execução de obras de restauro e conservação de edifícios e conjuntos urbanos. Materiais e sistemas construtivos tradicionais; Técnicas de manutenção e conservação; Técnicas de restauro e reintegração; e Estudo de casos de obras de conservação e restauro.
 

Carga horária:  25h
 

Docente: Ney Caldatto.
13.  Prática de projetos e intervenções no patrimônio arquitetônico urbanístico
Ementa:  Projetos de requalificação do patrimônio ambiental urbano; Projetos e obras arquitetônicos de conservação e restauro. Estudo de casos
 

Carga horária:  35h
 

Docente:  Leila Diegoli.

MATRÍCULAS